1. Toque apenas o que você ouvir
2. Se você não ouvir nada, não toque nada
3. Não deixe que seus dedos e braços fiquem vagando - coloque-os
intencionalmente
4. Não improvise interminavelmente - toque algo com intenção,
desenvolva-o ou não, depois termine e respire
5. Deixe espaço - crie espaço - crie intencionalmente lugares onde
você não toca
6. Faça com que seu som soe bem com outros, ouça o seu som e
ajuste-o ao do resto da banda e à sala
7. Se você toca mais de um instrumento ao mesmo tempo - como
uma bateria ou teclados múltiplos -certifique-se de que eles
estejam equilibrados entre si
8. Não faça música de maneira mecânica ou por hábito, crie cada
sonoridade, frase e música fazendo escolhas - deliberadamente
9. Direcione as suas escolhas quanto ao que tocar pelo que você
gosta - e não pelo que os outros acharão
10. Use contrastes e equilibre os elementos
AGUDO-GRAVE
RÁPIDO-LENTO
FORTE-SUAVE
TENSO-RELAXADO
DENSO-ESPARSO
11. Toque de maneira que os outros músicos soem bem, toque
coisas que farão com que a música em geral soe bem
12. Toque com o corpo relaxado, sempre libere qualquer tensão que
seja criada
13. Crie espaço - comece, desenvolva e termine as frases com
intenção
14. Nunca abuse de seu instrumento - toque seu instrumento da
maneira mais fácil e graciosa possível
15. Primeiro crie espaço - depois o preencha
16. Use o mínimo de imitação - crie fases que respondam a frases de
outros músicos e as desenvolvam.
(Corea, Chick. Em Martin, George (org). Fazendo Música. Trad. Making
Music. Brasília: Ed. Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa
Oficial do Estado, 2002: 259).
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